Trump diz que vai buscar 3º mandato, mesmo proibido pela Constituição: 'não estou brincando'

ouça este conteúdo
|
readme
|
Em entrevista à NBC News divulgada neste domingo (30), o presidente dos EUA Donald Trump não descartou a possibilidade de buscar um terceiro mandato na Casa Branca, algo proibido pela 22ª Emenda da Constituição Americana. "Muitas pessoas querem que eu faça isso", disse Trump, referindo-se a aliados. "Mas eu basicamente digo a eles que temos um longo caminho pela frente, é muito cedo na administração." O ex-presidente afirmou ainda que há "métodos" para contornar a regra, sem detalhá-los, e garantiu: "Não estou brincando."
Questionado sobre um cenário em que o vice-presidente JD Vance concorreria e depois passaria o cargo para ele, Trump respondeu: "Esse é um" dos métodos possíveis, acrescentando que há "outros também". Apesar das declarações, mudar o limite de mandatos exigiria uma emenda constitucional, um processo complexo que demanda aprovação de dois terços do Congresso ou dos estados, seguida de ratificação por três quartos das legislaturas estaduais.

Previsão de alagação e desmoronamentos em Manaus
Aliados de Trump, como Steve Bannon, já sugeriram que o ex-presidente pode tentar concorrer novamente em 2028. Enquanto isso, alguns republicanos, como o deputado Andy Ogles, chegaram a propor resoluções para estender o limite de mandatos. Apesar das especulações, Trump afirmou estar "focado no presente", mas reiterou que "muitas pessoas" gostariam vê-lo no cargo por mais um mandato.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo