Trump promete perdoar 'na primeira hora' acusados de invadir o Capitólio
O presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, declarou que começará a perdoar "na primeira hora" de seu governo os apoiadores envolvidos na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Em entrevista à revista Time, onde foi anunciado como Pessoa do Ano de 2024, Trump afirmou que sua administração analisará os casos individualmente, mas os réus que não cometeram atos violentos serão perdoados imediatamente, argumentando que já "foram punidos demais".
A invasão, que visava interromper a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020, resultou em centenas de condenações, com mais de 1.230 pessoas acusadas. Para Trump, muitos dos condenados não deveriam estar na prisão e "sofreram enormemente".
Trump também reforçou sua promessa de iniciar deportações de imigrantes ilegais e retomar a extração de petróleo assim que assumir o cargo. A invasão ao Capitólio, que ainda está sendo julgada, foi considerada um ataque à democracia, com Trump sendo acusado de tentar reverter ilegalmente o resultado das eleições.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo