Compartilhe este texto

Trump sobe tarifa da China para 125% e reduz para 10% em países que não retaliaram

Por Portal Do Holanda

09/04/2025 13h59 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube
ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma pausa de 90 dias na cobrança de tarifas sobre produtos de países que não retaliaram medidas comerciais dos EUA. A suspensão, no entanto, não vale para a China, que será penalizada com um aumento de tarifas de 104% para 125% sobre suas exportações para o mercado americano. 

A decisão foi publicada na plataforma Truth Social, rede social do próprio Trump, onde ele alegou ter recebido manifestações de mais de 75 países, que procuraram representantes do governo americano para discutir barreiras comerciais, tarifas e manipulação cambial. 

"Com base no fato de que mais de 75 países entraram em contato com representantes dos Estados Unidos — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o Representação Comercial (USTR) — para negociar uma solução para os temas em discussão relacionados a comércio, barreiras comerciais, tarifas, manipulação cambial e tarifas não monetárias, e que esses países, por minha forte recomendação, não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, autorizei uma PAUSA de 90 dias, e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida, de 10%, também com efeito imediato", afirmou Trump. .

A China, por outro lado, não foi poupada. "Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato", afirmou o republicano.

O anúncio impactou os mercados. O dólar, que durante a manhã chegou a superar os R$ 6,10, inverteu a tendência e passou a operar em queda. Às 14h26, a moeda recuava 1,5%, sendo negociada a R$ 5,89. O Ibovespa e as bolsas de Nova York também reagiram positivamente.

O Brasil está entre os países que se beneficiam da medida. O novo pacote tarifário limita a cobrança a 10% sobre os produtos nacionais, valor que poderá ser renegociado dentro do prazo estipulado. O Vietnã, que enfrentava tarifas de até 46%, também teve a alíquota reduzida para 10%, com possibilidade de reversão após o período de 90 dias.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo