Ucrânia ataca base de bombardeiros nucleares russos; vídeos
ouça este conteúdo
|
readme
|

Tarifa da discórdia e ameaça de demissão pelo CDL
A Ucrânia realizou um ataque com drones nesta quinta-feira (20) contra uma base aérea de bombardeiros estratégicos da Rússia, localizada na cidade de Engels, a cerca de 700 km das linhas de frente da guerra. O impacto causou uma grande explosão, formando uma nuvem de fumaça que pôde ser vista a quilômetros de distância.
A base de Engels abriga aeronaves Tupolev Tu-160, conhecidas como Cisnes Brancos, que possuem capacidade nuclear. O ataque foi um dos mais distantes já realizados pela Ucrânia desde o início do conflito, que já dura mais de três anos. Autoridades russas ainda não comentaram oficialmente o caso, mas o Ministério da Defesa afirmou ter derrubado 132 drones ucranianos em território russo ao longo do dia.
Roman Busargin, governador da província de Saratov, afirmou que o ataque deixou uma base de aviação em chamas e que moradores da região foram evacuados. Ele não mencionou diretamente a base de Engels, mas este é o principal campo de aviação da área. Segundo autoridades locais, um estado de emergência foi declarado no distrito.
A base de Engels já havia sido alvo de ataques ucranianos desde dezembro de 2022. Em janeiro deste ano, Kiev afirmou ter atingido um depósito de combustível no local, causando um incêndio que durou cinco dias. A ofensiva faz parte da estratégia ucraniana para atingir infraestruturas militares russas longe da linha de frente.

ASSUNTOS: Mundo