Ucrânia convida Lula para visita durante viagem à Rússia

ouça este conteúdo
|
readme
|
O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, voltou a convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para visitar Kiev. O convite foi feito nesta segunda-feira (28) após uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília. Segundo Melnyk, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aguarda a visita de Lula em meio à guerra que já dura mais de três anos contra a Rússia.
Lula tem viagem prevista para Moscou na próxima semana, onde participará das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio. Melnyk sugeriu que o presidente brasileiro aproveite a ocasião para visitar antes a capital ucraniana, reforçando que a presença de Lula seria "uma oportunidade histórica" para fortalecer a atuação do Brasil na mediação de um acordo de paz.

Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Durante a conversa com jornalistas, o embaixador ucraniano destacou que Lula é "bem-vindo a qualquer momento" em Kiev. Segundo Melnyk, uma eventual visita poderia abrir caminho para uma participação mais ativa do Brasil nas negociações internacionais voltadas para o fim do conflito. Ele ressaltou que o convite também se estende pessoalmente ao vice-presidente Alckmin.
A Rússia, que também mantém relações diplomáticas com o Brasil, anunciou um cessar-fogo humanitário na Ucrânia entre os dias 8 e 10 de maio para as celebrações da data histórica. Na última semana, o embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy, elogiou os esforços da diplomacia brasileira na busca de uma solução negociada para a guerra.
A participação de Lula nos eventos em Moscou e a possibilidade de uma visita a Kiev ocorrem em um momento delicado das relações internacionais, com o Brasil buscando equilibrar sua posição diplomática entre os dois países em guerra.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo