Vaticano divulga causa da morte de papa Francisco

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (21) um comunicado oficial informando que um Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível foram as causas da morte do papa Francisco.
De acordo com a certidão médica, o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35 no horário de Roma (2h35 em Brasília). O documento foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, e teve como base um exame de eletrocardiograma.

Guerra do garimpo e a riqueza que o País despreza
O boletim médico aponta que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. Francisco havia ficado internado por mais de um mês no início do ano e, mesmo após receber alta, seguia em tratamento domiciliar e com estado de saúde delicado.
As cerimônias fúnebres do papa Francisco começaram nesta segunda-feira, com missa de sufrágio na Basílica de São João de Latrão e ritos de deposição do corpo em caixão, presididos pelo camerlengo Farrell. Na quarta-feira (23), o corpo será levado à Basílica de São Pedro para visitação dos fiéis. O enterro acontecerá na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma — algo que não ocorria desde 1903, com o papa Leão XIII.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo