Venezuela convoca embaixador no Brasil e critica 'declarações intervencionistas'
O governo da Venezuela convocou nesta quarta-feira (30) seu embaixador em Brasília para retornar ao país, expressando desaprovação às declarações de Celso Amorim, assessor da Presidência, que falou sobre uma "quebra de confiança" entre os dois países. A convocação ocorre em meio a uma crise diplomática intensificada após as eleições presidenciais venezuelanas, contestadas pela oposição e observadores internacionais.
Amorim defendeu a divulgação das atas eleitorais pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para validar o resultado, que deu vitória a Nicolás Maduro. O governo venezuelano, em nota, classificou os comentários como intervencionistas e acusou Amorim de agir como "mensageiro do imperialismo norte-americano."
Em resposta, além de chamar o embaixador em Brasília, o governo venezuelano convocou o representante de negócios do Brasil para explicações e criticou o veto brasileiro à entrada da Venezuela no BRICS. O Ministério das Relações Exteriores venezuelano ressaltou que o país "tomará as ações necessárias" para proteger a colaboração entre as duas nações.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo