Vídeos mostram caos gerado pelo apagão geral em partes da Europa; veja
ouça este conteúdo
|
readme
|

Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
O apagão que atingiu Espanha e Portugal nesta segunda-feira (28) causou um grande caos em cidades dos dois países. Semáforos apagados provocaram congestionamentos, estações de metrô foram esvaziadas e houve correria em mercados, enquanto vários serviços de transporte foram interrompidos. A falta de energia começou por volta das 12h (horário local, 7h de Brasília).
Em Madri, os semáforos deixaram de funcionar e o trânsito ficou completamente desordenado. Estações de metrô pararam de operar e foram evacuadas. A situação também afetou os aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona, com relatos de atrasos em voos. Em Lisboa, mercados registraram longas filas, e a população correu para garantir alimentos e água diante da incerteza sobre a duração do apagão.
Segundo a REN, operadora da rede elétrica de Portugal, a interrupção teria sido causada por um fenômeno atmosférico raro conhecido como "vibração atmosférica induzida", que provocou oscilações anormais nas linhas de alta tensão na Espanha. Essas oscilações teriam desestabilizado toda a rede elétrica interligada da Europa. A Espanha ainda não confirmou oficialmente essa causa. O restabelecimento completo do fornecimento pode levar até uma semana, segundo a REN.
As operadoras de trens e metrôs nos dois países suspenderam operações, e o tráfego aéreo foi afetado. O Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal afirmou que, até o momento, não há indícios de ataque cibernético. Governos espanhol e português investigam o que motivou a queda de energia, enquanto parte do fornecimento já começou a ser retomado gradualmente em algumas regiões.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo