Zelensky diz que seguirá trégua de Páscoa se Rússia cumprir e propõe cessar-fogo de 30 dias

ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (19) que está disposto a respeitar a trégua de Páscoa anunciada por Vladimir Putin, mas condicionou a decisão à real suspensão dos ataques por parte da Rússia. Zelensky propôs ainda estender o cessar-fogo para 30 dias, dizendo que uma pausa mais longa poderia “dar uma chance à paz”, ao contrário das 30 horas previstas pela Rússia, que, segundo ele, servem apenas para “virar manchete”.
Apesar do anúncio russo, Zelensky afirmou que ataques continuaram em diversas regiões antes mesmo do início da trégua, citando o uso de drones pouco antes do horário oficial de início do cessar-fogo. “Sabemos como Moscou manipula e estamos preparados para tudo”, disse o presidente ucraniano, ressaltando que o país responderá a qualquer agressão de forma proporcional.

Guerra do garimpo e a riqueza que o País despreza
O governo ucraniano reforçou que já havia aceitado em março uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias, sem retorno por parte da Rússia. O Ministério da Defesa russo declarou que respeitará a trégua, desde que a Ucrânia também o faça. A pausa começou às 18h (horário local) deste sábado e segue até a meia-noite de segunda-feira (21).
Veja também

ASSUNTOS: Mundo