Ações contra novo coronavírus estão sendo tomadas em hospitais no Amazonas
Manaus/AM - O Comitê Interinstitucional de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios, com ênfase no Novo Coronavírus (2019-nCoV), reúne-se nessa quinta-feira (30), às 11h, na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) para alinhar as estratégias em relação ao novo vírus. O Brasil tem nove casos suspeitos sendo investigados, conforme o Ministério da Saúde (MS). No Amazonas, não há notificação de casos suspeitos, informou a FVS.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, a rede de saúde do estado está preparada para o atendimento e manejo clínico dos casos suspeitos de Coronavírus e de outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Uma campanha está sendo preparada pelo governo para prevenção das síndromes virais de um modo geral, e uma nota técnica foi enviada para toda a rede orientando sobre o fluxo de atendimento dos pacientes suspeitos e as condutas dos profissionais de saúde quanto à SRAG. Nesta quarta-feira (29), profissionais de saúde participaram de uma nova webconferência de atualização sobre Coronavírus com o MS.
Os hospitais de referência para internações das SRAGs são a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Instituto da Criança do Amazonas (Icam), Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, Hospital Infantil Dr. Fajardo, e Maternidade Ana Braga e Instituto da Mulher Dona Lindu para mulheres em trabalho de parto. O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz também foi definido como hospital de referência para atendimento a casos suspeitos de Coronavírus.
Medidas de prevenção
A FVS-AM informa que a rede de saúde se encontra abastecida com o antiviral indicado para o tratamento da influenza. O Ministério da Saúde recomenda que ele seja ministrado até 48h após o início dos sintomas.
A FVS-AM também alerta à população para o aumento esperado de casos de síndromes respiratórias nos primeiros meses do ano, e reforça as medidas de prevenção e controle, como por exemplo, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel a 70%, evitar contato com pessoas gripadas e lugares aglomerados, etiqueta da tosse (evitando-se tossir diretamente nas mãos, e sim na curva interna do braço), uso de lenços descartáveis, uso de máscaras, repouso adequado, boa hidratação, alimentação equilibrada, entre outras.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus Manaus, governo do amazonas, Manaus, novo coronavírus Amazonas, saúde amazonas, Susam, Amazonas