ANS prorroga deliberação para migração de operadora de clientes da Unimed Manaus
Manaus/AM - A Diretoria Provisória da Unimed Manaus publicou um comunicado após a reunião com o Corpo Técnico da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, para os clientes e cooperados da operadora sobre a deliberação de alienação compulsória.
A presidente da Diretoria Executiva, Dra. Ramza Badr de Lima, a presidente do CONAD, Dra. Danielle Monteiro Fonseca Da Silva, o representante da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Dr. Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, o consultor da Unimed Brasil, Dr. Eraldo Cruz, os assessores jurídicos e contábeis/auditores da nossa Cooperativa estiveram reunidos na manhã de hoje, na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro.
A Diretoria Provisória da Unimed Manaus tem a satisfação de informar o seguinte:
1. A reunião foi plenamente exitosa, pois foram demonstrados ao Corpo Técnico da ANS os diversos fatos novos positivos produzidos pela Direção Provisória, nestes últimos 21 dias de intenso trabalho;
2. A manifestação do Corpo Técnico da ANS, na referida reunião, deixou patente que não existe no momento nenhuma deliberação sobre alienação compulsória da carteira da Unimed Manaus, que a nota técnica recebida no dia 22/12/2017, emitida pelo gerente-geral de acompanhamento da ANS, diante de mudanças noticiadas na direção de nossa Cooperativa, objetiva a coleta de fatos novos. O que é correto, pois segundo as regras da ANS, para alienação compulsória da carteira de uma operadora de plano de saúde é necessária deliberação colegiada dos diretores da ANS;
3. A longa e fundamentada explanação feita pela Sra. Presidente da Diretoria Executiva, Dra. Ramza Badr de Lima, demonstrando uma série de fatos novos implementados pela direção provisória, como a garantia das condições de aprovação do programa de parcelamento das dívidas tributárias, na medida em que as parcelas desse parcelamento e os demais impostos devidos de maio a novembro de 2017 foram quitados nos últimos dias, a economia de milhões de reais aos cofres da Cooperativa com cancelamento de contratos danosos, a renegociação de dívida com fornecedores, a garantia de continuidade de diversos serviços fundamentais mediante termos de anuência dos fornecedores, a transparência das informações, a contratação de auditoria, a iniciativa de buscar a participação do Ministério Público do Estado e da Defensoria Pública Estadual, somada às excelentes intervenções do Dr. Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, Dr. Eraldo Cruz e dos assessores jurídicos e contábeis, buscou sensibilizar o Corpo Técnico da ANS quanto à necessidade de ampliação de prazo para respostas à nota técnica do dia 22/12/2017.
ASSUNTOS: Manaus, Unimed, Amazonas