Assaltos a UBS's e ônibus fazem prefeitura decretar Situação de Emergência em Manaus
Manaus/AM - Os constantes assaltos e ataques à população, transportes e instituições públicas fizeram com que o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, adotasse o Decreto de Situação de Emergência.
O anúncio já havia sido feito na semana passada, mas começa a valer oficialmente a partir desta terça-feira (18) na capital. Com a medida o prefeito afirma que vai poder buscar parcerias com órgãos estaduais, federais e até internacionais para combater a onda de violência, além de solicitar a intervenção da Força Nacional de Segurança, junto ao Ministério da Justiça.
Segundo a prefeitura, a decisão foi impulsionada principalmente pelo aumento no número de casos de assaltos e furtos na UBS,s e no transporte coletivo municipal.
Conforme um levantamento da instituição, de janeiro até o último dia 13 deste mês foram registradas 53 ocorrências de roubos e furtos em UBSs, além de 1.854 ocorrências de roubos em veículos que integram o sistema de transporte coletivo da capital.
Além disso, outros 87 casos de assaltos, furtos e vandalismos em escolas municipais foram registrados de janeiro até a primeira quinzena de agosto, mostra um levantamento da prefeitura.
ASSUNTOS: assaltos, Manaus, Situação de Emergência, Amazonas