Astronauta brasileiro Marcos Pontes, participa da 1ª Feira do Polo Digital de Manaus
Manaus/AM - A trajetória de Marcos Pontes, que vai comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, será compartilhada com os participantes da primeira edição da Feira do Polo Digital de Manaus, em palestra realizada no dia 27 de novembro, depois da cerimônia de abertura. O evento é realizado pelo CODESE Manaus e tem patrocínio do Sidia.
Conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro, Pontes tem um longo currículo. Ele ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1981, aos 18 anos de idade, onde atuou na esquadrilha de caça, foi piloto de testes e acumulou mais de 2 mil horas de voos em 25 tipos de aeronaves — como a F-15 Eagle e a MIG-29 Fulcrum — tornando –se tenente-coronel.
O futuro ministro se formou em engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1993 e conquistou o título de mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Estados Unidos, em 1998. No mesmo ano, o Brasil obteve o direito de enviar um representante para o programa espacial da NASA em razão dos esforços multinacionais para construção da Estação Espacial Internacional (ISS). A formação de Marcos Pontes permitiu ele fosse selecionado em um concurso público da Agência Espacial Brasileira para ocupar o posto.
Atualmente, Marcos Pontes se dedica a treinamentos corporativos, trabalhos de consultoria, cursos e outras atividades, a maioria relacionada à motivação pessoal, apesar de ele também ter feito divulgação científica. Em 2010, o ministro publicou o livro É Possível: Como Transformar Seus Sonhos em Realidade.
A primeira edição da Feira do Polo Digital reunirá as principais empresas e startups da região e vai expor iniciativas locais para, além de incentivar a indústria 4.0 do PIM (Pólo Industrial de Manaus), demonstrar diversas soluções inovadoras de tecnologia da informação através de exposição de startups, empresas de produtos/serviços de informática e ICTs públicos e privados; palestras técnicas de vanguarda; oficinas de tecnologias e desafios computacionais; entre outros.
Entre as expositores confirmados estão 93 empresas, instituições e startups que desenvolvem os mais variados produtos e soluções tecnológicas nas áreas de telefonia celular, DTV, e-commerce, comércio varejista e atacadista, infraestrutura de rede, automotivo, financeiro, jurídico, entre outros.
ASSUNTOS: Feira do Polo Digital, Manaus, Amazonas