Ato público em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é realizado em Manaus
Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus, em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado neste dia 12 de junho, realizou um ato público em combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes. A atividade foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e aconteceu no Parque Cidade da Criança, na avenida André Araújo, s/nº, bairro Aleixo, zona Sul.
Durante o evento, a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, explicou que há todo um trabalho na gestão municipal para combater a prática, principalmente a partir dos equipamentos socioassistenciais do município. Ela explicou que o trabalho é permanente no sentido de identificar as crianças ou adolescentes em situação de trabalho infantil e colocá-las em sala de aula, além de oferecer acompanhamento familiar pela assistência social.
O ato público contou com a participação dos alunos de escolas municipais e estaduais, além de crianças e adolescentes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Organizações da Sociedade Civil.
O entretenimento ficou por conta de vários grupos de dança e musicais, além da interação dos personagens do Parque Cidade da Criança. O evento teve ainda o apoio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Amazonas (Fepeti/AM), Fundo Manaus Solidária e Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas).
A data de 12 de junho foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. No Brasil, o dia foi instituído pela Lei n° 11.542/2007 para realização de campanha contra essa violação de direitos que afeta crianças e adolescentes em todo território nacional.
Além do ato público, estão programadas ao longo dos próximos meses atividades de sensibilização contra o trabalho infantil em feiras, escolas e para população em geral por meio dos Cras e dos Centros Especializados de Assistência Social (Creas).
ASSUNTOS: ato público, Manaus, trabalho infantil, Amazonas