Bebê prematuro morre após ficar em incubadora improvisada com saco de lixo no Amazonas
Manaus/AM - Mais um recém-nascido morreu nessa quinta-feira (26), no município de Lábrea, no interior do Amazonas, por falta de incubadora no hospital. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), o bebê nasceu prematuro com apenas seis meses e pouco mais de 1 kg, e não teria resistido a chegada da UTI aérea que faria a transferência dele para Manaus.
O hospital informou que entrou em contato com o socorro aéreo, mas o mesmo demorou porque estava atendendo a ocorrência de uma criança indígena que havia sofrido queimaduras de 3º grau pelo corpo.
Segundo familiares, após o nascimento, funcionários do hospital tentaram improvisar uma incubadora com sacos de lixo hospitalar, mas a ideia não deu certo e a criança acabou morrendo. No mês de abril, outro bebê também morreu por conta da falta do equipamento na unidade, na ocasião um balde foi usado para manter o recém-nascido vivo, mas tudo foi em vão.
A Susam informou que vai apurar a solicitação de apoio aéreo e que já deu início ao processo de compra de incubadoras para o município.
ASSUNTOS: bebê, incubadora, morte, Amazonas