Campanha Fevereiro Laranja conscientiza sobre leucemia no Amazonas
Manaus/AM - Todos os anos, cerca de 11 mil pessoas descobrem ter leucemia no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Amazonas, foram 152 novos casos em 2019. Atualmente, pouco mais de 300 pacientes adultos e infantis com leucemia fazem tratamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam) é referência no tratamento da leucemia e de outras doenças do sangue no estado.
Ainda que não represente hoje um perigo tão sério como no passado, não há ainda forma de prevenir a leucemia, e uma das melhores formas de combatê-la é ficar atento a sinais ou sintomas, de forma a detectar a doença o mais cedo possível. É o que assinala a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, que também atende no ambulatório como médica hematologista pediátrica.
“A leucemia não têm prevenção. O melhor para os pacientes é ter o diagnóstico precoce. Com isso, o tratamento vai ser feito de forma mais adequada, com menos medicações, menos complicações, e assim as chances de cura são maiores”, explica a especialista.
Arthemiza é uma das pacientes atualmente em tratamento no Hemoam. Com 8 anos de idade, a menina está tratando de uma Leucemia Linfoide Aguda (LLA), tipo mais comum em crianças de 0 a 11 anos.
Graças aos avanços medicinais, embora assustador, o diagnóstico de leucemia já não pesa como uma sentença. Hoje, com a Rede de Atenção Oncológica e um tratamento que envolve combinações de quimioterápicos mais eficientes, já é possível chegar a uma taxa de cura acima de 70%.
Atenção aos sinais
Alguns sintomas da leucemia são: palidez, manchas roxas, febre constante, dor na perna, caroços e inchaços indolores, perda de peso inexplicável, aumento da barriga, dor de cabeça, sonolência e vômitos.
Diagnóstico
Ainda não há evidências científicas que deixem claro o que desencadeia a leucemia. Por isso, o diagnóstico precoce é a recomendação atual. Quando identificado e tratado logo no início, as chances de cura do mal podem passar de 80%.
Diante da suspeita, o primeiro exame realizado deverá ser o exame de sangue. O hemograma completo é feito para determinar as taxas de células sanguíneas. A maioria das crianças com leucemia tem aumento de glóbulos brancos e poucos glóbulos vermelhos e/ou plaquetas.
Tratamento
A terapêutica da leucemia envolve combinações de quimioterápicos, medicamentos que têm o objetivo de destruir as células cancerígenas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos específicos, é indicado o transplante de medula óssea.
O Amazonas ainda não tem uma unidade transplantadora. Com a inauguração do Hospital do Sangue, a expectativa é que os pacientes comecem a realizar o procedimento aqui no estado. Além disso, com o hospital, o Hemoam vai se tornar responsável pelo atendimento e tratamento de todos os tipos de cânceres pediátricos do Amazonas.
Veja também
ASSUNTOS: Fevereiro Laranja, hemoam, leucemia, saúde, Amazonas