Capacitações feitas no setor primário já atinge 5 mil pessoas no Amazonas
Manaus/AM - Visando a capacitação de produtores rurais, estudantes e público em geral, que tenham interesse no crescimento profissional no setor primário, a Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), por meio do Departamento Pedagógico (Depe), realizou de janeiro a outubro deste ano cerca 60 cursos de capacitação, entre presenciais e on-line. Mais de 5 mil pessoas de 24 municípios do Estado do Amazonas foram capacitadas.
Entre as formações oferecidas, esteve a de gestão mercadológica, com a participação de comunitários agrícolas. Além disso, foram ministrados cursos nas áreas de citricultura, avicultura, suinocultura, boas práticas de queijaria, cultura do açaí, boas práticas agrícolas, entre outros.
“O caminho para desenvolver o interior passa necessariamente pela profissionalização do setor agropecuário, e isso só será possível com recursos humanos capacitados, produtores rurais e técnicos. Continuaremos as parcerias oferecendo treinamentos teóricos e práticos”, informou o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.
Para 2020
Para o ano que vem, a Sepror irá realizar inovações em relação a capacitação, com o objetivo de atingir mais agricultores que atuam no setor primário e o público em geral.
“O Sistema Sepror está buscando uma nova roupagem para diversificar as capacitações ao público-alvo”, garante a chefe do Depe/Sepror, Elizabeth Castro.
Para a realização dos cursos, o Sistema Sepror contou com a parceria das vinculadas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e as agências de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
Foto: Arquivo/Sepror
ASSUNTOS: capacitação, cursos, on-line, presenciais, SEPROR, setor primário, Amazonas