Compartilhe este texto

Cartunista realiza oficina de história em quadrinhos em escola de Manaus

Por Portal Do Holanda

06/08/2019 18h27 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O cartunista Romahs Mascarenhas, que integra os estúdios Maurício de Souza, iniciou nesta terça-feira, 6/8, a oficina de “Desenhos de personagens de histórias em quadrinhos” para estudantes do 5º ano, da escola municipal Cândido Honório, no bairro Alvorada, na zona Oeste. A iniciativa é uma contrapartida ao projeto da Graphic Novel “A Última Flecha”, contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus.

Os estudantes da unidade de ensino aprenderam sobre o processo da construção física de personagens de histórias em quadrinhos desde a concepção, rascunho até chegar à arte final, assim como os principais estilos de desenho nessa área, como o cartum (desenho de humor), o comics (super-heróis americanos) e o mangá (quadrinho japonês).

Romahs explicou que na mesma idade dos alunos já consumia bastante a cultura dos quadrinhos, mas que na época não havia cursos voltados para essa prática.

Uma das grandes oportunidades apresentadas pela oficina foi a produção de material animado com características que representem a cultura local, com suas lendas, fauna e flora.

A segunda etapa da oficina de “Desenhos de Personagens de Histórias em Quadrinhos” será realizada na quinta-feira, 8/8, na mesma unidade de ensino.

‘A Última Flecha’

Sobre o projeto Graphic Novel “A Última Flecha”, o roteirista e proponente, Emerson Medina, disse que a classificação indicativa da História em Quadrinho é de 16 anos e a data de lançamento ainda será divulgada. “É uma história de vingança de um indígena, chamado ‘Guajá’, que tem sua comunidade dizimada, no período das grandes navegações. Ele inicia uma jornada de perseguição dos autores da barbárie, que vai ter reflexos nos dias atuais”, explicou o roteirista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aula, cartunista, Manaus, Amazonas

+ Amazonas