Cerca de 200 imigrantes venezuelanos chegam a Manaus
Manaus/AM - Um grupo de 180 venezuelanos já estão em solo manauara, desde a tarde desta terça-feira (4), trazidos à Manaus por meio do processo de interiorização, promovido pelo governo Federal. O grupo, formado principalmente por famílias, chegou a Manaus em voos da Força Aérea Brasileira (FAB), saído de Boa Vista (RR). Em seguida, com apoio do Exército e Aeronáutica, foram levados para o abrigo do Coroado, na zona Leste, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).
Para o atual trabalho desenvolvido pela secretaria, o governo Federal transferiu recursos na ordem de R$ 1,920 milhão, para atender 400 venezuelanos pelo período de um ano.
Segundo a Prefeitura de Manaus, as famílias serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, antropólogo e tradutores. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) também estará acompanhando o desenvolvimento dos imigrantes na cidade. O objetivo é integrá-los à comunidade e ao mundo do trabalho. Com a chegada dos novos imigrantes, a Prefeitura passa a atender, aproximadamente, 600 imigrantes venezuelanos em três espaços de acolhimento.
Todos os imigrantes que aceitam participar da interiorização passam por exame de saúde, são imunizados e abrigados na cidade de destino.
ASSUNTOS: imigrantes, interiorização, venezuelanos, Amazonas