Depois do ‘X-caboquinho’, vereador propõe que o Jaraqui vire patrimônio de Manaus
Manaus/AM - O vereador Isaac Tayah (DC), que no início do mês apresentou projeto na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para que o ‘X-caboquinho’ seja instituído como patrimônio histórico e imaterial, dessa vez apresentou proposta parecida para que o jaraqui receba a mesma honraria.
Em sua justificativa, Tayah citou um ditado popular da capital manauara sobre o peixe que é um dos pratos mais apreciados pelos manauaras.
"O peixe é parte da rotina do manauara, mas também do imaginário que permeia a população. 'Quem come jaraqui, não sai mais daqui' é um velho ditado popular. Um dos Pratos mais apreciados pelos manauaras o Jaraqui frito com baião de dois, vinagrete e farinha do Uarini, mas conhecida como ovinha. Uma delicia degustada e também muito elogiado por quem vem visitar nossa Cidade, principalmente os que vem de outros Estados fora da nossa região e também de outros países”, cita o vereador no texto do projeto.
Com o jaraqui passando a ser patrimônio cultural e imaterial de Manaus será garantido o seu "reconhecimento estabelecido nesta Lei terá proteção do Município, que incentivará sua perpetuação e preservação cultural, como legado para as futuras gerações”.
Veja o texto da proposta:
Clique para baixar arquivoASSUNTOS: Amazonas, Câmara Municipal, cmm, jaraqui, Manaus, pexe frito, x-caboquinho