Deputado do Amazonas interroga ex-ministro e confronta parlamentares do PT
Chamado à Câmara dos Deputados para falar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi o pivô de mais um conflito entre membros do PT e do PSL na tarde de quarta-feira, 22.
O deputado federal do Amazonas, delegado Pablo Oliva (PSL) confrontou os deputados petistas Pedro Uczai (PT-SC), Jorge Solla (PT-BA) e Alencar Santana (PT-SP), durante depoimento de Mantega.
A confusão começou quando delegado Pablo fazia perguntas ao ex-ministro, porém foi interrompido várias vezes pelos deputados do PT, na intenção de tumultuar a sessão.
Delegado Pablo afirmou que o empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, e Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES, disseram que Mantega fazia “interferências diretas” nos empréstimos que o banco autorizava. Vale lembrar que os empréstimos concedidos pelo BNDES à J&F também são alvo de investigação da CPI.
Mantega respondeu que Coutinho nunca disse isso, e diante da insistência do delegado Pablo, o trio petista interviu, causando mais tumulto na reunião.
Nesse momento, delegado Pablo reagiu: “O senhor (deputado Pedro Uczai) não tem o direito de falar. Vocês vêm em uma tropa de choque, o senhor nunca esteve aqui”, disse Pablo. “Não me interrompam”, completou. Nesse momento o tom da discussão subiu até que a deputada Paula Belmonte, que presidia a sessão, pediu a suspensão dos trabalhos por dez minutos.
ASSUNTOS: BNDES, camara dos deputados, confronto, cpi, Pablo Oliva, PSL, PT, Amazonas