Deputado eleito Saullo Vianna pode ser cassado por corrupção, afirma procurador eleitoral
Manaus/AM - O procurador eleitoral Rafael da Silva Rocha informou que a partir de agora será o responsável pela investigação que apura possível prática de corrupção eleitoral pelo deputado estadual eleito Saullo Vianna (PPS). O parlamentar chegou a ser preso pela Polícia Federal, mas foi solto na semana passada, pois a Justiça Federal entendeu que o caso deve ser apurado pela Justiça Estadual.
Saullo Vianna foi preso no dia 7 de dezembro pela PF, sendo alvo de investigação de possível corrupção ativa e passiva no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
O Ministério Público Eleitoral no Amazonas (MPE) seguirá com a investigação comandada pelo procurador Rafael da Silva Rocha, o mandato do futuro parlamentar pode ser cassado.
“O Ministério Público (MPE) aguarda o recebimento oficial das investigações. Nada impede o compartilhamento de provas, porque foi uma ação do Ministério Público Federal perante à Justiça Federal. Então essas provas podem ser analisadas pelo MPE, e se houver elementos concretos em relação a fraude ou corrupção por parte deste candidato poderá ser ajuizada uma ação de impugnação do mandato eletivo”, disse o procurador.
A afirmação ocorreu durante a solenidade de diplomação dos eleitos em outubro deste ano, que ocorre nesta segunda-feira (17), no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O procurador informou que apesar de estar sendo investigado nada impede de ele ser diplomado.
O presidente do TRE, desembargador João Simões disse que não podia dar declarações sobre esse processo, pois ainda não possui as informações. "Ainda vamos receber esse processo e vamos examiná-lo. Portanto, ainda não posso analisar esse caso com mais informações, pois ainda não temos", declarou Simões.
Veja também
ASSUNTOS: mpe-am, Saullo Vianna, TRE-Am, Amazonas