Deputado sugere ocupação de andares em desuso de hospital para combate da H1N1 em Manaus
Manaus/AM - Dois andares do Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte de Manaus - Delphina Aziz, estão desocupados segundo o deputado Ricardo Nicolau (PSD), que propôs ao secretário de saúde do Estado que use o espaço como um centro de combate ao vírus da H1N1. A ideia é que os andares sejam reservados para o isolamento dos pacientes.
A proposta foi feita na quinta-feira, 28, em Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Manifestando interesse em atender à sugestão de Ricardo Nicolau, o secretário de saúde, Carlos Almeida, determinou à Secretaria Adjunta de Atenção Especializada da Capital da Susam uma análise de viabilidade da utilização dos pavimentos ainda inutilizados do HPS.
O parlamentar advertiu que um surto de H1N1 pode levar a rede estadual de saúde ao colapso, tendo em vista que os hospitais se encontram superlotados, com altos índices de infecção hospitalar e não terão capacidade de atender a essa demanda. Para Ricardo Nicolau, a única maneira de evitar a proliferação do vírus será com a implantação de um centro de referência abastecido com o antiviral Tamiflu.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) na última quarta-feira, dia 27, estão confirmados 39 casos de Influenza A e 12 mortes por H1N1 no Amazonas. Dos óbitos, oito foram registrados em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins e um em Itacoatiara.
ASSUNTOS: h1n1, Influenza A, Manaus, Amazonas