Detran beneficia empresa de vistoria de Dissica Calderaro contra a concorrência em Manaus
Manaus/AM - A empresa Manaus Vistoria que está localizada na Bola da Suframa, zona Sul da capital, realizando serviços de inspeção veicular, sofre com constantes interrupções do sistema e descredenciamento dos serviços pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) devido a concorrência com a empresa Visnorte que pertence a família de Dissica Calderaro. A Visnorte era dona do monopólio do sistema de vistoria em Manaus e desde que o novo governo de Wilson Lima assumiu a perseguição aumentou.
Na última semana, a Manaus Vistoria foi descredenciada pelo Detran para realização dos serviços, após um problema no atendimento de uma cliente, algo que antes deveria ter tido uma apuração e notificação por parte do Detran ou pelo Procon para prestar esclarecimentos sobre o caso. Desta forma, 40 funcionários da Manaus Vistoria ficaram sem poder trabalhar. Isso ocorre rotineiramente. De acordo com informações da empresa, são constantes as suspensões do sistema do Detran e descredenciamento dos serviços.
A empresa só continua atuando devido a ações movidas na Justiça Estadual contra os desmandos do Detran que interessam a Dissica Calderaro.
A Visnorte deixou de possuir o monopólio em Manaus somente após decisão judicial, da desembargadora Nélia Caminha, em novembro de 2017. A Manaus Vistoria conseguiu vencer a licitação em 2018, atuando juntamente com a Visnorte e a Cevam, que também pertence a família Calderaro.
A situação causa transtornos não só para a empresa Manaus Vistoria e funcionárias, mas também aos clientes que buscam o serviço de inspeção e são surpreendidos com quedas no sistema e descredenciamentos sem avisos. A empresa decidiu denunciar a situação por não ver outra solução.
Favorecimento
Denúncias encaminhadas ao Portal do Holanda, por meio de vídeos, mostram que o Detran orienta seus funcionários para que encaminhem os motoristas apenas a empresa de vistoria de Dissica e ainda afirmam que somente a Visnorte realiza o serviço. A atitude desrespeita portaria do própria Detran, que proíbe a fixação de propagandas da empresa habilitada para realização do serviço de inspeção veicular ou o uso da logomarca nos instrumentos de divulgação institucionais.
ASSUNTOS: Amazonas, Detran-Am, DISSICA CALDERARO, Manaus, Manaus Vistoria, Amazonas