Compartilhe este texto

Em Manaus, catadores transformam lixo reciclável em produtos para gerar renda

Por Portal Do Holanda

12/12/2018 17h16 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O incentivo e os investimentos da Prefeitura de Manaus no trabalho dos catadores de materiais recicláveis dão novos frutos, dia após dia, gerando renda e os tornando empreendedores. Hoje, o mercado local conta com produtos fabricados e insumos fornecidos pelas associações e cooperativas de catadores, como os sacos plásticos recicláveis da Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), que já estão nas gôndolas de supermercados e nas operações da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Além dos sacos plásticos da Arpa, já estão no mercado diversos produtos fabricados a partir de insumos fornecidos pelos catadores, como coletores universais (material para exames laboratoriais), pregadores de roupas, tigelas, tábuas de corte e cabides de roupas, todos feitos de plástico.

Para o catador e membro da Arpa, Raul Lima, inserir os produtos fabricados pela categoria no comércio é uma vitória, não apenas aos trabalhadores, mas também do meio ambiente. “Nosso material é 100% reciclado, tudo sai da cidade de Manaus. Esse trabalho impacta positivamente, pois usa materiais que iam sujar as ruas ou os rios, agrega valor e os transforma em algo útil. A gente faz a coleta seletiva e transforma lixo em novos produtos, que voltam para o mercado com qualidade. A gente precisa mostrar para sociedade que tudo é reaproveitável, é nossa sobrevivência, é a nossa fonte de renda”, destacou.

Atualmente, a Prefeitura de Manaus apoia mais de 200 catadores, inseridos em 17 associações, que se dividem os sete galpões viabilizados pelo município desde 2014.

Parceria

Numa parceria pioneira, a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) passou a fornecer, em meados de agosto deste ano, por meio de contrato, sacos plásticos 100% reciclados para a Semulsp, a partir dos resíduos coletados nas ruas da capital. Os sacos da marca Ecoforte, já está à venda no mercado local e a produção gira em torno de 20 milheiros por dia, algo próximo de 400 milheiros por mês.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: artesanato, Manaus, reciclável, Amazonas

+ Amazonas