Em Manaus, monitoramento por covid-19 já checou 1.420 notificações
Manaus/AM - O monitoramento realizado em Manaus foi feito em 1.420 notificações de casos suspeito de covid-19 pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), especializado em investigação epidemiológica e ligado à Prefeitura de Manaus.
Desse total, 473 tiveram confirmação para a doença no município de Manaus e 862 foram descartados após resultado laboratorial, com 70 pacientes internados e 15 óbitos.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o Cievs compõe a rede nacional de alerta e respostas às emergências em saúde pública, funcionando como sentinelas para a identificação precoce de agravos que possam representar ameaças epidemiológicas.
“O Cievs atuou intensamente no combate ao surto de sarampo, assim como mantém o monitoramento aos casos da covid-19 e de outros agravos, reunindo informações que permitem uma resposta rápida e coordenada dos serviços de saúde no controle das emergências na área, conforme determina o prefeito Arthur Neto”, destaca Magaldi.
Integrando a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a equipe do Cievs é multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, farmacêutico, estatístico, sociólogo e assistentes administrativos.
De acordo com a gerente do Cievs, enfermeira Eliane Campos, o trabalho em relação à covid-19 inclui o monitoramento dos casos suspeitos a partir da notificação realizada pelos serviços de saúde, investigação epidemiológica e acompanhamento dos casos até a alta do paciente.
Veja também
ASSUNTOS: Cievs, monitoramento, notificações, Amazonas, Coronavírus