Em março, indústria do Amazonas tem queda de 0,5%
A indústria nacional teve recuo de 1,3% no mês de março e, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nove dos locais pesquisados apresentaram baixas na produção. Os mais representativos foram no Pará (-11,3%) e na Bahia (-10,1%). O Amazonas foi o que teve desempenho negativo menor no período, com queda de 0,5%.
No lado positivo, Espírito Santo (3,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e Goiás (2,3%) tiveram as maiores altas. Os dados se referem à Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional com ajuste sazonal.
Ainda na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral para o total da indústria recuou 0,5% no trimestre encerrado em março de 2019 frente ao nível do mês anterior e manteve a trajetória predominantemente descendente iniciada em agosto de 2018. Em termos regionais, nove dos 15 locais pesquisados tiveram taxas negativas, com destaque para os recuos mais acentuados no Pará (-3,7%), Espírito Santo (-3,4%), Mato Grosso (-2,9%), Bahia (-2,2%) e Minas Gerais (-2,1%). Por outro lado, Amazonas (2,5%), Paraná (1,5%), Pernambuco (1,2%), Santa Catarina (1,1%) e Rio Grande do Sul (0,8%) tiveram os maiores avanços.
Fonte: IBGE
ASSUNTOS: desempenho, IBGE, indústria, produção, zona franca, Amazonas