Compartilhe este texto

Em meio a surto de H1N1, Ministério da Saúde envia técnicos para o Amazonas

Por Portal Do Holanda

27/02/2019 7h17 — em
Amazonas


Foto: Reprodução Isto É

Manaus/AM - A população do Amazonas ainda nem se recuperou surto de sarampo que atingiu os moradores e já enfrente uma nova epidemia. Dessa vez é o H1N1 que deixa o estado em alerta.

E para ajudar a identificar casos da doença, o Ministério da Saúde enviou nesta terça-feira (26), quatro técnicos do órgão, que devem atuar a princípio nos três municípios que concentram o maior número de casos com morte registrados: Manacapuru, Parintins e Itacoatiara.

Até o momento são 27 casos confirmados da doença e 10 óbitos, entre eles o de uma mulher grávida de 7 meses e o bebê dela que também não resistiu no município de Parintins.

O Ministério afirmou ainda que enviou ao estado medicamentos para ajudar no tratamento dos pacientes, uma vez que  a vacina ainda está em fase fabricação. Isso porque a cada ano o vírus sofre mutação e necessário adaptar a composição da vacina a ele. Esse trabalho dura seis meses e só pode ser feitos mediante a autorização da Organização mundial de Saúde (OMS), após a análise de um levantamento sobre os vírus quem mais circularam na região no ano anterior.

Enquanto isso, os profissionais da saúde tratam o problema com fosfato de oseltamivir, o Tamiflu, distribuídos nas unidades básicas de saúde. Em Manaus a situação também é preocupante e os hospitais estão em estado de alerta.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, h1n1, surto, Amazonas

+ Amazonas