Estande da Suframa mostra produtos desenvolvidos pelo CBA em Manaus
Manaus/AM - A primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), evento realizado pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) por meio de cooperação técnica com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), tem o objetivo de mostrar o potencial sustentável e a importância estratégica do PIM para o Brasil. O evento, cuja solenidade de abertura contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, é gratuito e vai até sexta-feira (29), das 14h às 21h.
Durante os três dias de evento, técnicos da Suframa estarão presentes no estande da autarquia para conversar com empresários e interessados em informações sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), tais como: a nova legislação para concessão de lotes no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS); como fazer o cadastro na autarquia e quais benefícios o mesmo promove; dúvidas sobre investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação a partir da Lei de Informática; como apresentar projetos industriais na Suframa; dados econômicos e empresariais; entre outras informações.
Produtos do CBA
Dentro da ótica da sustentabilidade, que norteia toda a proposta da fesPIM, aliada à vocação natural da região para a bioeconomia, o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) também está presente no estande da Suframa, apresentando algumas das pesquisas e do trabalho realizado no local.
Quem visitar o estande poderá conferir mudas de plantas micropropagadas por cultura in vitro. Há orquídeas, representando as plantas ornamentais, e o curauá, bromélia cuja fibra é bastante resistente, podendo inclusive substituir a fibra de vidro na produção industrial.
Também há exemplos da coleção de micro-organismos do Centro, entre eles fungos com atividade antimicrobiana; corantes provenientes de micro-organismos; frutas em pó (camu camu e buriti); biosulfactantes, que são compostos que podem compor detergentes para remoção de contaminantes de água; e a fibra do curauá.
“Nossa equipe está à disposição para tirar dúvidas e também apresentar todos os argumentos necessários para defender o modelo Zona Franca de Manaus, o Polo Industrial de Manaus e a importância do Centro de Biotecnologia da Amazônia para a nossa região. Esta Feira vem como um novo conceito de defesa do modelo Zona Franca de Manaus e de valorização do Polo Industrial de Manaus como indústria verde do País”, afirmou o superintendente da autarquia, Alfredo Menezes.
ASSUNTOS: CBA, Centro de Biotecnologia da Amazônia, fesPIM, Piatam, Amazonas