FCecon promove evento sobre cuidados paliativos a portadores de câncer
O atendimento humanizado aos pacientes com câncer em cuidados paliativos – aqueles prestados quando já se esgotaram as possibilidades clínicas de cura – e aos seus familiares foi o tema central da abertura do 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, nesta terça-feira (17/09), em Manaus. Com o tema “Esperança e desespero em pacientes no final da vida – como cuidar?”, a médica geriatra e especialista em Cuidados Paliativos e Suporte ao Luto, Ana Cláudia Quintana Arantes, abriu o ciclo de palestras do evento organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
A abertura do congresso, que acontece até a próxima sexta-feira (20/09), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, contou com a presença do secretário estadual de saúde, Rodrigo Tobias de Sousa e da diretora-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Márcia Peráles.
“Os nossos olhos precisam ser faróis quando encontram os olhos de alguém com desesperança”, disse Ana Cláudia Quintana Arantes. A médica é autora do livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” e pós-graduada em Psicologia – Intervenções em Luto e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. A palestra dela atraiu grande público ao evento.
Manaus protagonista
Durante o Congresso Pan-Amazônico, Manaus é a capital da discussão sobre a Oncologia no Brasil e nas Américas, segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias. “É um motivo de muito orgulho, na medida em que a gente congrega um conjunto de pesquisadores, de médicos e de todos os profissionais que tratam o câncer como um problema de saúde pública”, afirmou.
Programação
O 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, maior evento na região Norte sobre o tema, vai até sexta-feira (20/09), com 195 palestras na programação e vários eventos paralelos com as temáticas Enfermagem Oncológica, Cuidados Paliativos, Anestesia e Dor, Câncer de Colo de Útero e Lesões Precursoras, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, Nutrição Oncológica, Radiologia e Ética/Bioética.
ASSUNTOS: Ana Cláudia Quintana Arantes, câncer, cuidados paliativos, fcecon, Oncologia, saúde, Amazonas