Governo assina convênio para monitorar sauins-de-coleira e recuperar áreas do Parque Sumaúma
Manaus/AM - Convênio assinado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nesta quarta-feira (6) vai permitir o monitoramento do macaco sauim-de-coleira e a recuperação de áreas degradadas do Parque Estadual Sumaúma, na zona norte de Manaus, que foram afetadas por obras de implantação da avenida Governador José Lindoso (das Torres).
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Oswaldo Said, segue recomendação do Ministério Público Federal (MPF), referente ao trecho I da avenida Governador José Lindoso (das torres), e parecer técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para compensação ambiental do Parque Estadual Sumaúma. A adoção de medidas de proteção da fauna e flora da região do Parque Sumaúma, corrigindo passivos ambientais de governos passados, também segue determinação do governador Amazonino Mendes.
O diretor do projeto Sauim-de-Coleira da Ufam, o pesquisador Marcelo Gordo, informou que inicialmente a primeira ação do convênio será a captura dos animais para a realização do cadastramento/monitoramento, via sistema de rádio-telemetria e GPS. Ele ressaltou que durante a execução do convênio serão criadas as passagens de fauna para evitar a travessia de animais pela avenida.
Logo após a assinatura do convênio, foi realizada a primeira ação de plantio de mudas para a recuperação de áreas degradadas do Parque Estadual Sumaúma. O prazo do convênio é de três anos.
ASSUNTOS: convênio, parque sumaúma, Sauim-de-Coleira, Amazonas