Governo e prefeitura decretam ponto facultativo nesta quinta; Saiba o que vai funcionar
Manaus/AM - O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus decretaram ponto facultativo nesta quinta-feira(1), em homenagem ao dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28 de outubro.
Em razão do ponto facultativo e do feriado de 2 de novembro, Dia de Finados, o expediente nas repartições públicas, autarquias e fundações do Estado retorna à normalidade na segunda-feira(5).
As unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas. Conforme o decreto estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) deverá promover a compensação das horas normais de ensino.
Já no município, apenas os serviços essenciais serão mantidos, as outras atividades retornam também na segunda-feira(5). A Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), localizada na rua Japurá, bairro Praça 14, zona Sul, não funcionará no ponto facultativo e nem no feriado. A mesma regra se aplica aos postos do Manaus Atende nos PACs e nos Shoppings Via Norte, Sumaúma e Phelippe Daou.
O Departamento de Atendimento do Manaus Atende entrará em contato com todos os contribuintes que já haviam agendado atendimento para esta data, para realizar o reagendamento. Dúvidas ou mais informações, pelo Call Center 156.
A visitação para o Museu Cidade de Manaus segue normalmente, das 9h às 17h, na quinta-feira(1), mas o espaço não irá funcionar na sexta-feira(3), Dia de Finados. O museu volta a funcionar no sábado(3), lembrando que não há visitação aos domingos.
Saúde
Atendimentos de urgência e emergência, como o SAMU 192 Manaus, vai manter o plantão 24h, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192. A Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, 1.335, Compensa, zona Oeste, também estará aberta 24 horas e haverá atendimento normal na sala de vacinação da UBS José Rayol dos Santos, que está funcionando temporariamente nas dependências do Hemoam, para vacinação antirrábica humana. No sábado(3), as dez Unidades de Saúde de horário ampliado funcionarão normalmente, das 8h às 12h.
Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial suspendem as atividades a partir de quinta-feira, retornando na segunda(5)
Limpeza
Os serviços da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) funcionam normalmente durante a quinta-feira, 1º de novembro. Já no feriado do Dia de Finados, serviços de varrição e coleta entram em ritmo de plantão, focando a maior parte do efetivo da secretaria para os cemitérios da capital, que receberão visitação em massa da população.
Já no sábado, um mutirão de limpeza com 300 agentes atuará nos arredores dos cemitérios e o restante do efetivo estará dividido nas principais avenidas da cidade com varrição. A coleta é normal para esse dia. No domingo(4), coleta e limpeza urbana funcionam em ritmo de plantão.
Comércio popular
O Shopping Phelippe Daou, na zona Leste, as Galerias Populares dos Remédios e Espírito Santo e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, funcionam normalmente amanhã(1). Já na sexta-feira(2), os horários serão diferenciados por conta do feriado. As Galerias Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento e Remédios, na rua Miranda Leão, funcionam das 8h às 15h. O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, funciona das 6h às 12h. Já o Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, não abrirá suas portas.
No sábado(3), as Galerias funcionam das 8h às 17h. O Mercado Adolpho Lisboa das 6h às 17h. No Shopping Phelippe Daou, as lojas funcionam das 8h às 20h e a Praça de Alimentação segue até às 22h.
No domingo(4), a Galeria dos Remédios permanece fechada, mas a Galeria Espírito Santo recebe o público até às 13h. O mercado Adolpho Lisboa encerra suas atividades ao meio dia e no Shopping Phelippe Daou as lojas fecham às 20h, com a Praça de Alimentação funcionando até às 22h
ASSUNTOS: feriado, Manaus, ponto facultativo, Amazonas