Governo Federal inicia Operação Verde Brasil para combater queimadas na Amazônia
Manaus/AM - Com o mundo de olho na devastação da Amazônia, o Governo Federal anunciou nessa quinta-feira (29) o início da Operação Verde Brasil, que vai tem o objetivo de coibir e combater as queimadas ilegais e o desmatamento da floresta em cinco estados: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia.
A ação que está sob o comando do General César Augusto Nardi, Comandante Militar da Amazônia vai contar com a participação coordenada de militares da Marinha, Exército, Força Aérea e outros órgãos federais, estaduais e municipais como Ibama, Funai, Amin e outros. A previsão é que a operação dure cerca de um mês contando do dia 24 de agosto, quando começou a intervenção, até o dia 24 de setembro.
Nesse período, os militares vão usar as informações levantadas pelo Governo dos cinco estados para determinar onde e de que forma as ações devem acontecer. Nardi explica que o foco será não só os focos de queimadas, mas também a coibição de todo tipo de crime ambiental.
Os trabalhos devem acontecer por terra, ar e água.
Segundo Nardi, a mega operação pode acontecer de forma rápida, porque foram tinha subsídio em outras duas grandes operações dessa natureza : A Operação Ágatas e Jequitibá, em Rondônia, área que concentra grande parte dos incêndios. Ela foi a primeira a receber os aviões da FAB que carregados de água que estão ajudando a eliminar os focos.
Na coletiva dessa manhã, o comandante detalhou que os militares do estado vizinho estão recebendo treinamento para atuar no combate às queimadas também em outros estados. Ele afirma também que os militares trabalharão junto ao Corpo de Bombeiros no Amazonas.
Nessa quarta (28), uma equipe sobrevoou o estado na região que compreende Manaus até município de Parintins para identificar os pontos mais drásticos de devastação e conseguiram identificar 23 núcleos de queimadas.
Nardi pontuou as áreas mais críticas e antecipou que os trabalhos devem iniciar pelo Sul do Amazonas, com base principal em Apuí, seguir para o estado do Acre e para o noroeste de Rondônia.
ASSUNTOS: amazônia, Operação Verde Brasil, queimadas, Amazonas