Hospital Delphina Aziz passa atender apenas casos de coronavírus em Manaus
Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), decidiu alterar a partir da próxima segunda-feira (23) o perfil do atendimento no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, localizado na avenida Torquato Tapajós, na zona Norte. De acordo com o órgão, a partir dessa data, a unidade vai atender apenas pacientes graves suspeitos ou confirmados de Covid-19.
De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital, da Susam Dayana Mejia, enquanto a medida for necessária a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales será a unidade de urgência e emergência para a região. Os casos que exigirem assistência mais especializada e que não estejam relacionados à Covid-19 serão transferidos para outros hospitais e prontos-socorros da capital.
Atualmente, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz já tem à disposição 50 leitos de UTI para pacientes de Covid-19. De acordo com Dayana Mejia, apesar do Amazonas ainda não precisar de mais leitos além dos que estão disponíveis, a unidade da zona norte de Manaus é a que tem o melhor potencial de expansão de leitos de alta complexidade em tempo oportuno, podendo chegar a 300.
Balanço - Desde o dia 29 de fevereiro até esta sexta-feira (20), o Amazonas registrou 72 casos suspeitos da Covid-19, dos quais 52 foram descartados, 13 estão em investigação e sete foram confirmados. Desses, seis foram importados e um está em investigação para saber a origem do contágio do paciente.
ASSUNTOS: atendimento em policlínicas, coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, covid 19, policlínicas Manaus, policlínicas serviços suspensos, Amazonas