Interventor da Santa Casa de Manaus anuncia pagamento a ex-trabalhadores
![Tiago Queiroz conta os desafios enfrentados como interventor - Foto: Eustáquio Libório/Portal do Holanda](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-973794-imagem-foto-1amazonas.jpg)
Manaus/AM - Tiago Queiroz de Oliveira, interventor da Santa Casa de Misericórdia, é o convidado do programa Hora do H desta terça-feira, dia 10, que fala sobre o processo de finalização da intervenção a Humberto Amorim e, principalmente, sobre os pagamentos aos ex-trabalhadores daquela casa de saúde.
O interventor anunciou o fim da aflição dos ex-trabalhadores da entidade filantrópica com a efetivação do pagamento dos direitos trabalhistas, indenizações, nesta quarta-feira, dia 11, pendentes, conforme Tiago Queiroz, há cerca de duas décadas.
Esses pagamentos incluem a indenização devida a Fausto Biváqua, vítima da explosão da caldeira da Santa Casa, ocorrida em 14 de janeiro de 1970. À época, Biváqua tinha 11 anos de idade.
A Santa Casa de Misericórdia de Manaus encerrou atividades em dezembro de 2004 e, dez anos depois, em 2014, o Ministério Público do Estado ajuizou ação pedindo a nomeação de gestores judiciais para a instituição filantrópica, que enfrentava turbulências administrativa e financeira.
O processo de intervenção teve que abrir ações judiciais contra o Estado do Amazonas, a Prefeitura de Manaus, entre outros, para conseguir a restauração do prédio, que não aconteceu, mesmo tendo sido tombado pelo município em 2004.
Em 2018 a estratégia mudou para leiloar o prédio da Santa Casa de Misericórdia, que não tinha registro, matrícula, em nenhum cartório de imóvel de Manaus. Esse fato só veio a se concretizar em 2015 por decisão judicial.
Confira a entrevista completa:
Veja também
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: direitos trabalhistas, Hora do H, Interventor, Manaus, pagamento a ex-trabalhadores, santa casa de misericórdia, Amazonas