Compartilhe este texto

Já são 450 mil estudantes com aulas virtuais no Amazonas

Por Portal Do Holanda

06/04/2020 17h10 — em
Amazonas


Nesta segunda-feira, cerca de 100 mil estudantes voltaram às aulas no Amazonas - Foto: Divulgação/Semcom

Manaus/AM - Entre estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que iniciaram aulas virtuais pela TV ou pela internet nesta segunda-feira, dia 6, no Amazonas, cerca de 74 mil estão matriculados na rede municipal e os demais na rede estadual. Os dois contingentes somam cerca de 100 mil estudantes, incluindo aqueles que estão matriculados do 1º ao 3º ano do Fundamental. O “Aula em Casa” possibilitou aos estudantes a manutenção das aulas, agora, em casa.

Com o início das aulas para alunos do 1º ao 3º ano, do ensino fundamental, as redes públicas de ensino chegam ao alcance de aproximadamente 450 mil alunos. As aulas são transmitidas por meio dos canais 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5 da TV aberta, como também podem ser acompanhadas pelo canal “Aula em Casa Amazonas” no YouTube, pelo www.avaseduc.am.gov.br e pelo aplicativo Mano.

De acordo com a chefe da Divisão do Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Vera Lúcia da Silva Lima, os conteúdos das aulas seguem as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a proposta curricular da Semed, onde cada professor elabora as aulas da melhor maneira, para ser repassada aos alunos. 

“As aulas são preparadas com muita dedicação, seguindo as normas da BNCC e a proposta curricular da Semed. Todos os professores, mesmo em casa, elaboram atividades adequadas para atender todos os alunos individualmente por meio de grupos de conversas”, informou Vera.

Para as turmas do 1º ano, esta segunda-feira foi de conteúdo de matemática, com contagem de números no dia a dia, leitura e escrita numérica de quantidade até 100. A professora, Meiri de Freitas, do 1º ano, falou que sempre acompanhou a aprendizagem dos alunos, por meio de grupo de conversa com os pais e isso sempre deu muito certo.

Nesse processo, o acompanhamento dos pais ou responsáveis é essencial para o sucesso do projeto. A dona de casa, Kelly Oliveira, tirou a manhã para assistir as aulas junto com os filhos, Deisy e Denilson Santos, 1º e 3º ano, respectivamente, que estudam na escola municipal Tancredo Neves, no Tancredo Neves, zona Leste.

Os alunos da zona ribeirinha também conseguem acompanhar os conteúdos a distância. A estudante Luna Wihssu, do 3º ano, da escola municipal São João, na praia do Tupé, rio Negro, disse que não vê a hora de ter outro dia de aula. “Gostei muito da aula pela televisão e não vejo a hora de chegar logo amanhã, para estudar de novo”, disse a aluna.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aulas virtuais, ensino fundamental, ensino médio, TV Encontro das Águas, Amazonas

+ Amazonas