'Jamais iria entregar as minhas grávidas para a confusão da saúde estadual', diz Arthur
Prefeito Arthur Virgílio assegura que o funcionamento da unidade será mantido
A Maternidade Municipal Dr. Raimundo Moura Tapajóz, única sob a gestão da Prefeitura de Manaus, passará por ampla reforma planejada para melhorar o atendimento, que é referência no Norte do País, em urgência e emergência obstétrica, bem como na assistência de risco habitual à mulher no período da gravidez, parto, puerpério e ao recém-nascido. As obras integram o pacote de obras do município em homenagem aos 350 anos da capital e devem ser iniciadas neste segundo semestre.
Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, a reforma é necessária e inadiável, devido a grande demanda de pacientes na unidade. Localizada no bairro Compensa, zona Oeste, a Moura Tapajóz é única maternidade pública especializada em urgência e emergência obstétrica daquela área da cidade, recebendo também mulheres vindas de municípios da Região Metropolitana de Manaus, em razão da sua proximidade da ponte sobre o rio Negro Jornalista Phellipe Daou.
O prefeito também tranquiliza as usuárias da Moura Tapajóz e assegura que o funcionamento da unidade será mantido e transferido para um local maior e que atenda com dignidade todas as mulheres que necessitarem dos serviços oferecidos pelo município.
“Minha decisão é de se transferir para um lugar muito bom a maternidade que é referência no Norte do país. Eu jamais iria entregar as minhas grávidas para essa confusão que está na saúde estadual, só se eu fosse louco”, afirmou o prefeito. “Jamais haverá interrupção dos trabalhos da nossa maternidade Moura Tapajóz. A verdade é que ela será transformada em um hospital da mulher e, enquanto durarem as obras, as usuárias serão transferidas para um local amplo e digno”, garantiu Arthur Neto, que lamentou a divulgação de boatos sobre o fechamento da unidade.
A Maternidade Municipal Dr. Raimundo Moura Tapajóz foi criada em 2005 e, hoje, é premiada e reconhecida por seus métodos de acolhimento à mulher, com serviços de alta complexidade aos recém-nascidos patológicos, com internação na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e 3° etapa com atendimento neonatal ambulatorial (Canguru Follow Up), que conta com os principais recursos especialistas e equipamentos necessários para que as funções vitais do bebê se desenvolvam adequadamente.
Fotos – Marinho Ramos/Semcom
ASSUNTOS: atendimento, Moura Tapajóz, Prefeitura de Manaus, reforma, Amazonas