Laboratório multiusuário de microscopia vai ser inaugurada pela UEA em Manaus
O primeiro laboratório multiusuário de microscopia na área de ciências biomédicas do Amazonas será inaugurado na próxima segunda-feira (14), às 10h, na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), localizado na Cachoeirinha. Intitulado de Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABio), o projeto é resultado de convênio da UEA com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) entre outras.
Equipamento vai ser instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, na Cachoeirinha
Equipado com microscópios eletrônicos de transmissão e varredura, microscópios ópticos confocais e de fluorescência, de última geração, bem como uma equipe de técnicos especializados e experientes pesquisadores, o Centro auxiliará projetos de pesquisas de Instituições públicas e privadas, além de apoiar o setor empresarial brasileiro com enfoque na região Norte.
"Vamos elevar o nível de desenvolvimento científico na Instituição, disponibilizando suporte físico e tecnológico para as pesquisas acadêmicas, bem como consolidar parcerias com outras Instituições e empresas", explicou o diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Diego Regalado.
Simpósio sobre Biologia Parasitária e Microscopia
A programação da inauguração continua com a realização do "I Simpósio de Integração em Pesquisa sobre Biologia Parasitária e Microscopia de Alta Resolução" que será realizado de 14 a 18 de outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). O evento é gratuito e concederá certificado de participação de 10 horas complementares.
O simpósio reunirá palestrantes como o Aldalberto Val e Antonia Franco (do Inpa), professora Márcia Perales (presidente da Fapeam), Marcus Lacerda (da FMT-HDV/Fiocruz),Emile Barrias (do Inmetro), Wanderley de Souza, Fabio Mendonça Gomes, Juliany Cola Rodrigues, Adalberto Vieyra e Antonio Carlos Campos de Carvalho (da UFRJ).
ASSUNTOS: ciências biomédicas, CMABio, Finep, laboratório multiusuário, microscopia, saúde, UEA, Amazonas