Compartilhe este texto

Mais de 600 pessoas são atendidas em dois dias de Festival de Parintins

Por Portal Do Holanda

01/07/2018 18h19 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Os serviços de saúde oferecidos em Parintins já realizaram 645 atendimentos médicos, nos dois primeiros dias de apresentação dos bois Caprichoso e Garantindo, na 53ª edição do Festival Folclórico do município. Deste total, somente 94 casos (15%) foram na área do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo. Os 546 atendimentos realizados nos hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen fazem parte da demanda natural da cidade, independente da festa. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Os atendimentos dentro do Bumbódromo diminuíram na segunda noite, em relação à primeira. No dia 29 foram realizados 50 atendimentos. No sábado (30) caiu para 44 casos. Para o secretário de Estado de Saúde (Susam), Francisco Deodato, toda a estrutura instalada pelo Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Parintins) tem respondido à demanda apresentada durante os dois primeiros dias da festa, que encerra neste domingo (01).

Nenhum caso grave - De acordo com a secretária executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior/Susam, Edylene Pereira, assim como no primeiro dia da festa, nenhum caso grave relacionado ao evento foi registrado. “Os sintomas mais comuns das pessoas que buscaram atendimento médico são tontura, mal estar, náuseas, dor abdominal, cefaleia (dor de cabeça), vômito e dor de garganta. Com o planejamento que realizamos, o nível de resolutividade dos serviços de saúde tem sido bastante satisfatório”, destaca Edylene.

Sarampo - O monitoramento de doenças relacionadas ao evento tem sido realizado em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e o Ministério da Saúde (Saúde). Neste sábado (30), a Semsa-Parintins notificou um caso suspeito de sarampo no hospital Padre Colombo, em uma criança de 8 meses.

Segundo a Semsa-Parintins, a criança apresentava febre, coriza, exantema e tosse. Os procedimentos imediatos foram orientar a família a providenciar o isolamento social do bebê, para evitar a transmissão. A equipe da secretaria segue investigando o caso, e somente exames laboratoriais, que já foram solicitados, confirmarão a doença. O munícipio realiza o bloqueio do sarampo por meio da aplicação de vacina.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: atendimentos, festival de parintins, saúde, Amazonas

+ Amazonas