Compartilhe este texto

MPF discute soluções para coibir exportação ilegal de madeira nos portos de Manaus

Por Portal Do Holanda

10/07/2019 16h30 — em
Amazonas


Foto: Caio Guarlotte / Portal do Holanda

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas iniciou nesta quarta-feira (10) a discussão de medidas para melhorar o sistema de fiscalização nos portos de Manaus contra a exportação ilegal de madeira que foi detectada na operação Arquimedes. Segundo o procurador da República Leonardo Galiano, existe um potencial alto de ilícitos nos portos da capital e principalmente entre outros portos do país que recebem mercadorias do Amazonas.

“Vamos buscar nos próximos meses uma maior sintonia para que a fiscalização portuária, que tem uma importância estratégia enorme para o Amazonas, seja realizada a contento, seja na fiscalização de tributos, mas também com o intuito de se fiscalizar o trânsito de mercadorias ilícitas seja ela madeira, ouro, armas e drogas”, disse o procurador. 

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, alertou que não existe a intenção de se criar barreiras para comercialização legal de madeira, mas sim impedir a ilegalidade da exportação, pois esse mercado está em crescimento no mundo todo devido a crise madeireira no sudeste asiático. 

“Essa reunião está dando as instituições a oportunidade de melhorarem sua forma de atuação na fiscalização dos portos para que não prejudique a exportação de mercadorias, a economia, mas também que possamos manter uma contínua vigilância sobre eventuais praticas criminosas nos portos de Manaus. Ressalto que isso é um desafio não só para os portos de Manaus. Isso é um fenômeno mundial. Todos os portos do mundo precisam investir em segurança”, ressaltou Saraiva.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, comércio ilegal de madeira, Manaus, operação Arquimedes, portos de manaus, Amazonas

+ Amazonas