Municípios intensificam ações de prevenção às hepatites virais no Amazonas
Manaus/AM - Os 62 municípios do Amazonas estão intensificando, neste mês, as atividades de prevenção às Hepatites Virais, como parte da campanha “Julho Amarelo”. As ações serão desenvolvidas nas unidades de saúde, por meio de palestras, distribuição de preservativos masculinos, folders informativos sobre a doença, além de realização de Testes Rápidos para Hepatites B e C.
A campanha “Julho Amarelo” chama a atenção da população para a prevenção às Hepatites Virais, doença silenciosa, de evolução lenta e que, na maioria das vezes, progride para situações de maior gravidade, que acometem o fígado. O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é 28 de julho.
No período de janeiro de 2001 a dezembro de 2017, o Amazonas registrou aproximadamente 15.980 casos de Hepatites Virais. Os municípios com maior incidência desses agravos são: Manaus, Eirunepé, Lábrea, Coari, Boca do Acre, Tefé, Manacapuru, Fonte Boa e Atalaia do Norte.
Para o acompanhamento e tratamento das Hepatites Virais, a Fundação de Medicina Tropical, em Manaus, continua sendo a principal referência para a capital e interior. Outras unidades de atendimento são: Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e Fundação Alfredo da Matta, da rede estadual de saúde, e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). No interior, são referências também os municípios de Coari, Tefé e Eirunepé, que possuem Serviço de Assistência Especializada para as Hepatites Virais.
ASSUNTOS: Amazonas, hepatite, teste rápido, Amazonas