No Amazonas, 23 cidades aguardam o envio de tropas federais para as eleições
Manaus/AM - Um total de 29 municípios do Amazonas solicitaram o envio de tropas federais para manter a ordem no próximo dia 7 de outubro, durante as eleições gerais 2018. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já deferiu 23 pedidos, que agora aguardam autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE já negou outros cinco pedidos e ainda falta analisar um.
Tropas autorizadas
O TSE já autorizou o envio de forças federais para 262 zonas eleitorais em 370 localizados de sete Estados do País: são 11 no Acre, 5 no Ceará, 4 no Mato Grosso do Sul, 72 no Maranhão, 112 no Piauí, 69 no Rio de Janeiro e 97 no Rio Grande do Norte. Em maio deste ano, os ministros do TSE decidiram que todos os pedidos de requisição da Força Federal que chegarem serão decididos pelo presidente da Corte, que atualmente é comandado pela ministra Rosa Weber.
Regras
Os critérios para autorização do envio de tropas federais para o dias das eleições leva em consideração o histórico de violência, a presença das polícias militar, civil e federal nas localidades.
ASSUNTOS: Eleições 2018, forças federais, TSE, Amazonas