No Amazonas, ações socioambientais dão destaque ao Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi destacado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o tribunal estadual com o melhor desempenho nos indicadores socioambientais do País. A informação foi divulgada pelo órgão nacional no “3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário”, no qual o tribunal amazonense figura entre as instituições judiciárias brasileiras com as mais consistentes ações de economicidade e de consumo eficiente no País. Os indicadores consideram, também, as ações solidárias, as ações de qualidade de vida e as ações de inclusão realizadas pelos tribunais.
Para alcançar tal patamar de excelência, o Tribunal de Justiça do Amazonas foi, por exemplo, a corte estadual com o menor índice de consumo de papel em suas atividades administrativas e judiciais, com 3,2 de consumo de resma per capita no ano de 2018. Outros Tribunais de Justiça registraram índices exponencialmente mais elevados neste quesito, tais como o do Piauí (TJPI) - na região nordeste do País - com 9,2; o do Rio Grande do Sul (TJRS) - na região Sul - com 10,1 e o de Minas Gerais (TJMG) - na região Sudeste - com 8,8.
O levantamento realizado pelo CNJ qualifica o Tribunal de Justiça do Amazonas, com seu Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), como o tribunal estadual melhor qualificado no ranking nacional de ações sustentáveis e como o 17° tribunal, em um universo de 92 pesquisados
ASSUNTOS: CNJ, coleta seletiva, consumo de papel, socioambientais, Tjam, Amazonas