No Amazonas, comunidade Punã recebe evento sobre educação e diversidade
Manaus/AM - Formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental com inclusão, diversidade e ações para a redução das desigualdades é o foco do Programa de Educação e Diversidade (PED), que após ser iniciado em Rio Claro (SP) e Joinville (SC), será levado para alunos de ensino fundamental e médio da comunidade Punã, no município de Uairini, no Amazonas.
Dando continuidade ao projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”- realizado no mês de julho em Manaus - o programa, que acontece de 11 a 14 de novembro, vai abranger pouco mais de 200 alunos e educadores da comunidade ribeirinha localizada às margens do rio Solimões - que fica a cerca de 40 minutos de voadeira (embarcação local) do município de Uairini e quase 4 horas de Tefé, ponto de referência na região - na Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento.
Por meio de diversos workshops e atividades, crianças e professores poderão conhecer e refletir sobre cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação. Além das oficinas in loco, também ocorrerá uma transmissão das oficinas do PED via Centro de Mídias da SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) - que atingirá até 40 mil pessoas de outras comunidades ribeirinhas do Amazonas.
A iniciativa, que faz parte do Banco de Boas Práticas da Organização das Nações Unidas (ONU), é realizada pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation - detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e que tem unidade fabril em Manaus - também recebe apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Ao final do programa, os alunos apresentarão propostas contendo soluções para a sua comunidade em uma “Feira de Ideias”. A melhor proposta - escolhida por uma banca examinadora dentre todos os projetos - será implantada no local e os integrantes do grupo vencedor, junto com o seu professor, serão premiados com tablets.
Foto: Morgado e Capretz/Divulgação
ASSUNTOS: cidadãos conscientes, diversidade, educacão, Punã, Tefé, Uairini, Amazonas