No Amazonas, serviço de Telessaúde da UEA amplia demanda
Manaus/AM – A busca pelo serviço online de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para intensificar e qualificar os atendimentos teve aumento da demanda em virtude da pandemia de coronavírus (covid-19) enfrentada pelo mundo.
Atualmente, existem 68 pontos de Telessaúde instalados no Estado do Amazonas, dos quais 63 em área urbana e cinco em comunidades indígenas. A conectividade e a manutenção de todos os pontos são mantidas pelo Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde do Amazonas com recursos da UEA e do Ministério da Saúde. Há 100% de cobertura e monitoramento, com cerca de 3.900 profissionais cadastrados na Telessaúde da UEA até o momento.
É nesse contexto de experiências e situações vivenciadas na Saúde Pública do Amazonas que a UEA e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) somam esforços para o enfrentamento ao Covid-19. Para tanto, estão favorecendo a comunicação direta entre profissionais de Saúde de diversas especialidades da capital com os profissionais que atuam outros municípios. Desta forma, espera-se estimular a discussão e resolução mais assertiva de casos clínicos referentes ao Covid-19 demandados por meio do Telemedicina da UEA.
Também estão sendo disponibilizadas outras atividades, como cursos para os profissionais de Saúde, teleinterconsultas e teleconsultorias, as quais foram liberadas por meio de Portaria do Ministério da Saúde.
Contatos
http://www.telessaudeam.org.br
e-mail: [email protected]
Veja também
ASSUNTOS: COVID-19, Manaus, saúde, Telessaúde da UEA, treinamento e capacitação, Amazonas, Coronavírus