Nova clínica da família pode fazer até 44 exames por dia em Manaus
Com capacidade para atender mais de 13 mil usuários em sua área de abrangência e comunidades adjacentes, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou na quarta-feira, 14/8, a primeira Clínica da Família do município, a Waldir Bugalho, na rua Sete de Setembro, 871, Jorge Teixeira, zona Leste. A estrutura integra o pacote de obras e ações em homenagem aos 350 anos de Manaus e está situada estrategicamente no centro de uma das zonas mais populosas da capital do Amazonas.
O novo centro de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também é um dos compromissos de campanhas assumidos pelo prefeito Arthur Neto durante a reeleição e está dotada de instalações modernas e acolhedoras.
A Clínica da Família Waldir Bugalho vai contribuir para ampliar o acesso e resolutividade nos serviços da atenção básica, preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outras duas unidades, nos mesmos moldes dessa primeira, serão construídas pela prefeitura no Jorge Teixeira, uma na rua das Dálias e outra na Brigadeiro Hilário Gurjão.
Ainda durante a inauguração, o prefeito fez questão de destacar a parceria com o renomado e qualificado Hospital Adventista na realização do serviço de apoio diagnóstico. “O Hospital Adventista está nos dando oportunidade para ajudar a população da zona Leste. É filantropia pura, sem cobrar nada. Esse é o tipo de parceria que gostamos, que nos ajuda a atender melhor os pacientes da assistência primária”, ressaltou.
Atendimento e corpo técnico
A Clínica da Família está capacitada para realizar 150 exames/dia, dispondo de 44 tipos de ultrassonografia: mama, próstata, obstétrica, pélvica, transvaginal, abdominal, articulações, joelhos, aparelho urinário, tireoide, transfontanelar, tórax, entre outras. Com isso, será possível reduzir em 60% a fila de espera do Sistema de Regulação (Sisreg) só no primeiro ano de funcionamento.
A Clínica da Família Waldir Bugalho vai dispor de quatro Equipes de Saúde da Família (ESF) com Saúde Bucal, formada por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de Saúde, com capacidade para atender, no mínimo, 13.800 pessoas de sua área de abrangência e adjacências. A unidade está informatizada, o que possibilitará aos profissionais registrarem todos os atendimentos no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

ASSUNTOS: clinica da família, Jorge Teixeira, Prefeitura de Manaus, Semsa, Waldir Bugalho, Amazonas