Sistema de saúde vai entrar em colapso se não ficarem em casa, diz titular da Susam
Manaus/AM - Em coletiva nesta quinta-feira (2), o secretário de saúde Rodrigo Tobias, e a diretora presidente da FVS, Rosemary Pinto, fizeram um apelo a população para que fiquem em casa.
“Eu tenho notado que as pessoas não estão mais ficando em casa, se elas de fato saem a rua, a probabilidade de promover o contágio entre as pessoas é muito maior… ficando em casa você ajuda o sistema de saúde a prestar o cuidado necessário a quem precisa nesse momento de pandemia do coronavírus”, disse Tobias.
Rosemary Pinto falou sobre o número de mortes com suspeita de coronavírus, mesmo com a recomendação de quarentena. “E mesmo assim hoje nós temos 12 mortos, dos quais 3 confirmados, 3 descartados e 6 em investigação… são 9 pessoas que podem ter morrido por Covid-19, que poderiam não ter morrido se tivessem ficado em casa”.
"É fundamental que o sacrifício, de todo mundo que precisou parar de trabalhar, valha a pena, todos têm que aderir a recomendação de ficar em casa… Pessoas estão circulando por aí, que podem ser portadores assintomáticos e podem estar contaminando muita gente”, continuou.
Tobias falou sobre o possível colapso do sistema de saúde, com o aumento de casos de Covid-19.
“Sim o sistema de saúde pode entrar em colapso, se a gente não tomar as medidas necessárias agora, e essas medidas tem que ser compartilhadas com a população, todo mundo deve ficar em casa”, frisou Rodrigo Tobias.
Veja também
ASSUNTOS: colapso sistema de saúde, coronavírus amazonas, COVID-19, sistema de saúde, Amazonas