Obra de restauro da biblioteca municipal João Evangelista está com 30% concluída
Com previsão de entrega para fevereiro de 2020, a obra de restauro da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, no Centro Histórico de Manaus, integra um pacote de obras em homenagem aos 350 anos da cidade e alcança mais de 30% de execução. “É uma obra importante, entre tantas outras de restauro histórico, que estamos realizando”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto em visita ao local nesta quarta-feira, 2/10.
Empresa que faz restauração na biblioteca já trabalhou nas obras do mercado Adolpho Lisboa, em 2013
Para a execução do projeto foram feitas pesquisas iconográficas do imóvel, trazendo assim a originalidade do local. Por se tratar de um restauro, foi necessário cuidar de vários aspectos da história, assim aproveitando as peças antigas e substituindo apenas o que não é possível de ser reaproveitado.
Prefeito Arthur Neto visita obra na biblioteca e lembra do bar que existia no prédio, o Pinguim
“Morava ao lado do Ideal Clube. Passei uma parte do meu tempo aqui nessa praça, mas não tinha a menor ideia do que era esse prédio. Tinha como referência o ‘Pinguim’, um bar que tomávamos sorvete. Fiquei surpreso com a magnificência e os cuidados aqui tomados”, disse Arthur, lembrando que a empresa que realiza o serviço é a mesma que restaurou o Mercado Municipal Adolpho Lisboa em oito meses, em 2013, primeiro ano de sua gestão.
Biapó faz capacitação
Vencedora da licitação e especializada em restauros, a empresa Biapó Construtora é a responsável pela reforma e tem a preocupação de capacitar os funcionários, dando treinamento específico na área de restauração, para que eles conheçam a história da edificação e os detalhes típicos para cada obra. Outra curiosidade é que 90% da mão de obra é de manauaras e sete mulheres atuam em campo.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, ressaltou que o espaço vai contar com modernos recursos para uso dos visitantes. “Será uma biblioteca moderna, com todos os equipamentos necessários para atender à população. E temos que destacar os investimentos feitos pela prefeitura nessa área nos últimos sete anos. É a prefeitura fincando os pés no centro histórico”, informou.
Fotos: Alex Pazuello/Semcom
ASSUNTOS: Arthur Neto, Biapó, Biblioteca Municipal, Manaus 350 anos, obras, pinguim, restauro, Amazonas