Parceria entre órgãos públicos vai facilitar denúncias no interior do Amazonas
Uma parceria entre a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas e o Ministério Público do Estado (MPE-AM) vai agilizar o processo de denúncias contra policiais nos municípios de Coari, Humaitá, Tefé, Eirunepé e Tabatinga. Com a medida, Promotores de Justiça dessas comarcas terão um canal direto para encaminhar denúncias de policiais à Corregedoria.
A parceria foi acertada, na manhã desta sexta-feira (26/1), durante palestra ministrada pela Corregedora-Geral, Iris Trevisan, no Curso de Preparação e Aperfeiçoamento destinado ao ingresso e vitaliciamento na carreira do MP-AM. “O Ministério Público vai ser nosso parceiro para fazer as denúncias à corregedoria para que possamos processar e punir administrativamente os policiais que, comprovadamente, cometam irregularidades”, reforçou Trevisan.
A palestra foi proferida na sala de treinamento do Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), da sede do MP-AM, localizada avenida Coronel Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O curso teve como público-alvo os Promotores de Justiça Substitutos empossados em junho de 2017: Fabrício Santos Almeida, Timóteo Ágabo Pacheco de Almeida, Weslei Machado Alves, Lílian Nara Pinheiro de Almeida e Marina Campos Maciel.
Estreitar relação
De acordo com a Promotora de Justiça Cley Martins, titular da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), o objetivo da ação é estreitar a relação entre as duas instituições, levando em consideração a realidade geográfica do Amazonas. “O avanço foi imenso. Fiquei muito feliz porque a corregedoria se mostrou muito animada com a possibilidade de ter um promotor em cada comarca repassando procedimentos instaurados em face dos policiais que atuam em cada localidade. Mantendo informado se houver alguma situação em que a corregedoria tenha que agir de pronto”, reforçou Cley.
A Promotora de Justiça do Município de Tefé, Maria Campos Maciel, ressalta que a atuação em conjunto é extremamente importante e benéfica para os municípios. “A troca de experiências em conjunto é muito importante para a efetividade do nosso trabalho e tenho certeza que a partir de hoje o nosso trabalho vai ser feito com muito mais concretude e vai melhorar bastante”, acrescentou. Em breve, o curso será ministrado para Promotores de Justiça das outras comarcas.
ASSUNTOS: Corregedoria, Manaus, MPAM, Amazonas