Parintins tem curso de engenharia civil implantado pela UEA
Tendo em vista seu processo de interiorização, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inicia no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA) o curso de bacharelado em Engenharia Civil, cuja proposta prevê a capacitação da população e a construção de saberes, valorizando as experiências tradicionais para a troca de conhecimento em sala de aula para inserção de jovens no mercado de trabalho.
No Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2018 (acesso 2019) foram ofertadas quarenta e cinco vagas para suprir primariamente as necessidades do município, que apresenta deficiente oferta de serviços de engenharia especializada, onde profissionais qualificados para a realização de infraestruturas básicas não são uma realidade. Mais de mil pessoas concorreram à entrada na primeira turma, um número superior aos inscritos em Manaus.
O processo de implantação do curso iniciou em 2017, através do então Diretor do CESP, Davi Xavier e prosseguiu com o atual gestor Marceliano Eduardo de Oliveira. Segundo a coordenadora do curso, Kattylinne Barbosa, no mesmo ano uma equipe de professores foi a Parintins verificar as instalações da unidade.
Aulas já começaram
Com início nesta segunda-feira (12), o curso objetiva formar profissionais capacitados para colaborarem e contribuírem com os anseios da comunidade parintinense e do Baixo Amazonas, que engloba os municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.
O reitor da UEA, Cleinaldo Costa afirmou que a abertura do curso no interior do Estado indica o processo de descentralização e democratização do ensino, visto sua extensão territorial, a dificuldade de logística e acesso entre os municípios. Cleinaldo enfatiza ainda, que, considerando a história e a tradição de Parintins, o curso de engenharia e os futuros profissionais da área serão cobiçados pelo mundo.
ASSUNTOS: bacharelado, Cleinaldo Costa, curso, engenharia civil, Parintins, UEA, Amazonas